quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TIC na Escola

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As aulas de TIC são muito fixes.

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O 3º ano faz jogos divertidos. Nós, na última aula, fizemos as tabuadas e muitos jogos. Nós estivemos, no dia 17/10/2008, na Oficina de Matemática a fazer problemas com um relógio. Tínhamos de pôr 5 cordas e as cordas tinham de estar direitinhas para o resultado dar 13.
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Depois, foi o jogo dos presentes. Nós tínhamos de ver qual era o presente em que se gastou mais fita rosa: A ou B.
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Eu escolhi a letra A.

Obrigada pela vossa atenção.

Mariana Silva, 3ºano - Turma C

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Problemas - 2ª Semana (3)

4º ano:
Conseguiremos traçar uma linha recta no mostrador de um relógio, de forma a que a soma dos números de cada uma das partes seja igual?

Não foi fácil, mas o Simão e a Sabrina conseguiram fazê-lo. Muito bem!


3º ano:
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Será que podemos dividir o mostrador de um relógio em 6 partes de modo a que a soma dos números seja sempre a mesma?
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Pelos vistos, podemos. Conseguiram fazê-lo:
- Jeremias, Beatriz e Jorge;
- Mariana, Joana e Ângela;
- Romeu, Paulo Ricardo e Paulo Miguel.
Parabéns!
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E as prendas, em qual delas se gastou mais fita? A ou B?
Bem medidas e feitas as contas, na prenda B, gastou-se mais fita.
Algumas das aplicações que explorámos, esta semana, para recordar as tabuadas:

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html

http://www.mathplayground.com/multiples.html

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

Exemplo de trabalho realizado pelos alunos das Turmas C, D e E.

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sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Problema - 1ª Semana (1)

4º ano:
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Em qual das caixas A, B ou C se gastou mais fita?



A resposta certa era: na caixa C.

Parabéns a todos os que acertaram e a todos os que se esforçaram.

Lista de vencedores:
- João e Duarte;
- Manuel, Catarina e Daniel;
- Ana Sofia, Joana Raquel e Fábio;
- Joana, Sabrina e Simão;
- Márcio, Érica e Beatriz;
- Soraia e Vanessa.

Como fizemos:

"Na primeira vez, medimos a fita com as mãos. Depois, usámos a fita métrica, escrevemos as medidas e somámos, para ver qual tinha mais. Achamos que foi confuso porque todas as caixas tinham a mesma medida e porque em todas as caixas as fitas faziam uma cruz. Só a medir e a fazer as contas é que vimos que as medidas eram diferentes. Resolver problemas assim é mais fácil e divertido." João e Duarte

"Pegámos nas caixas e vimos as fitas. A caixa C tinha a fita pelos lados maiores. Só depois é que medimos. Resolver os problemas do livro de Matemática é mais fácil porque medimos e fizemos as contas de cabeça." Joana, Sabrina e Simão

"Olhámos para as caixas e medimos com as mãos. Depois, medimos com a régua e com a fita e vimos que na caixa C se tinha gasto mais fita. Para não levar muito tempo, cada um mediu uma caixa. Fizemos as contas de cabeça. É mais fácil no livro de Matemática porque podemos fazer contas, mas é importante aprender a fazer assim, também." Manuel, Catarina, Daniel

"Contámos os lados que tinham fita. Medimos as fitas todas, de lado, à frente e atrás e escrevemos no papel. Fizemos as contas para ver quanto é que dava. Acho que é mais fácil resolver problemas no livro (Fábio). Não concordo, acho que a medir é mais fácil (Joana Raquel). Queremos continuar a resolver problemas assim, porque aprendemos mais." Joana Raquel, Sofia e Fábio

Oficinas de TIC e Matemática




Na nossa escola há duas salas que são muito divertidas: a Oficina de TIC, onde se faz Estudo do Meio e Português, e a Oficina de Matématica, onde se fazem contas.


Vanessa Branco - Turma D

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Taça de Futsal

No dia 1 de Outubro estivemos a fazer um campeonato para a Taça de Futsal, na escola.
Uma das equipas era formada pelo Cristiano, o Leandro, o Bruno, o Marco e o José Manuel. Esta equipa começou o campeonato a ganhar, mas depois tocou para irmos para a sala. Depois do almoço ficou 4 igual, mas eles marcaram mais um e ficaram 5 golos para eles e 4 para nós.
Depois, eles quiseram jogar outra vez e o resultado ficou 25 para nós e 24 para a equipa do Cristiano, que perdeu por 1 golo.
Mais vale participar do que perder ou ganhar.


Simão Lopes e Duarte Armelim - Turma E

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

As Regras do Jogo SuperTMatik

Para jogar SuperTMatik são precisas duas pessoas ou dois grupos.
Deve jogar-se devagar.
Primeiro, tem que se fazer as contas e ver se estão certas. Se o resultado estiver certo, ganha-se uma letra, mas também pode ser uma estrela. Para ganhar o jogo tem que se escrever Super T.

Sabrina Couto e Joana Raquel - Turma E

Existem muitas regras neste jogo e, para jogar, é preciso cumprir as regras.
Temos que fazer muitas contas de cabeça: multiplicações, divisões, adições e subtracções.
Quando estamos a jogar, não podemos virar as cartas ou temos que as trocar.

Catarina Vieira e Sofia Pimentel - Turma E