quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Monumentos de Angra

Angra do Heroísmo encontra-se, desde 1983, classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena baía. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534.
.
Sé Catedral
Data de 1570, a construção da Sé Catedral, num estilo imponente. Procedeu-se, posteriormente, no século XX, a diversos trabalhos de restauro, uma vez que diversas calamidades naturais, nomeadamente o terramoto de 1980 e um grande incêndio em 1984, causaram séria destruição.
Memória
O Obelisco da Memória foi construído em homenagem à visita que o Rei Pedro IV efectuou à Ilha Terceira.
O monumento está hoje no local do antigo Castelo da cidade, conhecido por Castelo dos Moinhos, que terá sido construído por volta de 1474.

Igreja da Misericórdia
A Igreja terá sido construída no início do século XVIII, no local onde, em 1492, tinha sido fundado o primeiro Hospital dos Açores.
Forte de São Sebastião
Foi a primeira Fortificação da cidade de Angra do Heroísmo.
Mandada erigir pelo Rei D. Sebastião, e a ele dedicada, situa-se no Porto das Pipas, sobranceiro à enseada, onde aportavam e eram reparadas as embarcações que faziam as importantes rotas comerciais da Índia e Brasil.O Forte foi construído em 1580.

Fortaleza de São João Baptista
A construção da Fortaleza iniciou-se em 1593, em pleno período de domínio Espanhol, denominada então Fortaleza de São Filipe. No contexto da Restauração da Independência Portuguesa, em 1640, e de volta ao domínio Português, a Fortaleza foi dedicada a São João Baptista.
Convento de São Francisco
O actual templo foi erigido em 1663, substituindo o anterior que terá sido construído em 1474, necessitando-se nessa altura de um espaço maior e com mais condições, dado o próprio crescimento de Angra do Heroísmo.
Palácio dos Capitães Generais
Foi mandado construir em 1570 pelo rei D. Sebastião.

Turmas D e E

Sem comentários: